Organizada em colaboração com a Vinitaly, a feira de negócios do mundo do vinho vai reunir mais de sete mil compradores de todas as regiões do Brasil
Com um reconhecimento crescente do setor mundial de vinhos enquanto país produtor qualificado e como um mercado consumidor bastante promissor, o Brasil se prepara para sediar a 4ª edição da Wine South America. De 12 a 14 de setembro, Bento Gonçalves, estará novamente no centro do mapa mundial do vinho, atraindo importadores, distribuidores, varejistas e sommeliers de todas as regiões do Brasil que poderão conferir os rótulos das principais regiões produtoras nacionais e internacionais.
A edição 2023, promete superar o sucesso da “safra” anterior. Em 2022, foram mais de 360 marcas nacionais e internacionais expositoras, 7 mil compradores e profissionais do trade em 10 mil metros quadrados de área. A participação de vinícolas nacionais será ainda mais representativa esse ano, atraindo expositores de todas as regiões produtoras do Brasil, que apresentarão seus rótulos reconhecidos por mais de 3 mil premiações já conquistadas no Exterior. Cerca de 60% das marcas brasileiras participantes da edição 2022 já renovaram seus espaços e outras importantes vinícolas nacionais já confirmaram a estreia em 2023.
Em relação às marcas internacionais, a adesão também tem sido bem-sucedida em razão de o Brasil ser o maior país da América do Sul e com o maior potencial de consumo do continente. Mais de 10 países devem participar da Wine South America 2023, com destaque para Argentina, Chile, Uruguai, Itália, França, Espanha e Portugal que apresentaram as novidades de seu portfólio, mostrando um panorama vitivinícola dos principais lançamentos e tendências do Novo e do Velho Mundo.
A feira de negócios, irá brindar também a expansão do mercado brasileiro de vinhos. Segundo pesquisas da Wine Intelligence, o consumidor brasileiro é bastante curioso quando o assunto é vinhos e busca degustar produtos com novas cepas, regiões produtoras diferenciadas e denominações de origem distintas.
Recentemente a região de Pinto Bandeira, no Rio Grande do Sul, recebeu a certificação de Denominação de Origem de Espumantes, tornando-se a primeira D.O de espumantes do Novo Mundo.
Rodadas de Negócios: agendas personalizadas
Mais do que promover e fortalecer o setor vitivinícola, a Wine South America tem como objetivo efetivar novos negócios e a expansão do mercado de vinhos no Brasil.
Durante os três dias de feira, compradores de todas as regiões do Brasil irão participar de mais de mil rodadas de negócios promovidas em diversos pontos da WSA. A feira, que é direcionada especialmente a profissionais do segmento do vinho, reunirá importadoras, distribuidoras, atacadistas, supermercados, além de lojas especializadas, empórios, wine bars, restaurantes e hotéis.
Na edição 2022, as reuniões personalizadas promoveram mais de R$ 20 milhões em negócios.
Sobre a Wine South America
A Wine South America é realizada pela Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, líder na realização de exposições na Itália e segundo em volume de negócios da Europa. A feira tem todo o know-how da Vinitaly, que por mais de 50 anos é a feira referência mundial do setor de vinhos.
:: SERVIÇO
– O que: Wine South America 2023 – A feira de negócios do mundo do vinho
– Quando: de 12 a 14 de setembro, das 12h às 19h (o acesso ocorre até as 18h)
– Onde: em Bento Gonçalves, na Fundaparque (Alameda Fenavinho, 481)
– Públicos-alvo: importadores; distribuidores e atacadistas; supermercados e hipermercados; bares, restaurantes, hotéis, lojas especializadas; sommeliers; e varejistas.