Durante dois dias, 34 vinícolas participaram de rodadas digitais de negócios * Atividade integra a programação da Wine South America – edição digital
Incentivado pelo aumento do consumo de vinho na pandemia, o varejo nacional se mostra cada vez mais interessado em conhecer novos rótulos e incrementar o seu portfólio. Nesse contexto positivo, a Wine South America, maior e principal feira profissional de vinhos da América Latina, realizou a 3ª edição do Wine Connection – Rodadas de Negócios Digitais e Degustações Reais.
Dados oficiais da organização registraram expectativa de negócios em torno de R$ 715.000,00. No total, as três edições movimentaram mais de R$ 1,5 milhões.
A iniciativa permite que compradores das principais redes de supermercado, importadoras, distribuidoras, atacadistas, varejistas, e-commerces e profissionais do vinho se conectem virtualmente com os produtores de vinhos do Brasil.
Nesta terceira edição, foram mais de 220 reuniões realizadas. A ação contou com a participação de 35 compradores de 12 estados e 34 vinícolas. Marcaram presença, ainda, o setor de destilados e de azeite de oliva. “O Wine Connection no formato online possibilita que compradores de todo o Brasil participem. Eles têm a experiência real da degustação dos vinhos e espumantes no momento das rodadas, o que gera mais negócios e conexão”, avalia Angélica Brandalise, analista de articulação de projetos do Sebrae/RS, parceiro da WSA na realização do Wine Connection.
Luciano Lopreto, diretor da vinícola Góes, de São Roque (SP), destaca a importância da participação no Wine Connection para ampliar os contatos com outras regiões do país. “Através de reuniões dinâmicas e bem produtivas pudemos ter contato com empreendedores de diversos pontos do Brasil, algo muito valioso para nossa estratégia de expansão para outras geografias, em especial com os vinhos finos e com nossa grande novidade do ano, o vinho em lata. Diversas oportunidades de bons negócios com estes novos parceiros estão muito bem encaminhadas. Faremos questão de participar nas edições futuras, pois além dos negócios, contamos com o time Wine Connection que, fazendo jus ao nome, facilita bastante as boas e eficientes conexões de negócios.”
A vinícola catarinense Santa Augusta reforça a concretização de negócios durante o Wine Connection, apontado por Fernando Peixoto, sócio-proprietário da marca, como uma oportunidade de contato com parceiros comerciais de diferentes localidades.
“Foram feitas reuniões com distribuidores, proprietários de restaurantes e de adegas, proporcionando à vinícola o contato com possíveis compradores, e desencadeando com todos eles um início de negociações. Interessados desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul fizeram contato e encontram-se em negociação para comercializar os vinhos VSA. Algumas parcerias já foram fechadas, outras, quase concretizadas. O evento é de grande valia, com certeza participaremos dos próximos”, comemora.
Para os compradores, o evento também proporcionou ótimas oportunidades de negociação. “Muitas vezes não temos o contato direto das vinícolas, do pequeno produtor. Essa iniciativa gera essa possibilidade para as nossas 28 lojas. Estou mantendo contato com algumas marcas que conheci nas reuniões e acredito que sairão bons frutos para esse final de ano”, avalia Charles Carvalho, sommelier dos Supermercados Comper, do Grupo Pereira, que conta com unidades em estados como Goiás, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.
A proprietária da Wine Ceará, Glaucia Xavier Diogenes, se surpreendeu com as possibilidades de negociações. “Fiquei surpresa com a empatia e a disponibilidade de todos produtores. Conseguimos fazer algumas negociações, recebi as políticas comerciais de algumas marcas e estamos já na fase de análise do pedido”, relata.
A Wine South America chega ao seu terceiro ano em 2022, após duas edições bem-sucedidas. A feira já se estabeleceu como o principal encontro de negócios da indústria do vinho no Brasil e está programada para os dias 21 a 23 de setembro, em formato presencial.