Imprensa

Mais notícias:

Hora de selecionar os melhores sucos de uva da Wine South America

Publicada em 19/09/2019 - 09:35


Resultado da degustação de seleção será divulgado na abertura da feira dia 25 de setembro e poderá ser conferido durante o evento


Durante duas manhãs, um grupo enólogos degustou 52 rótulos de sucos de uva inscritos na primeira edição do Concurso Melhores Sucos da Wine South America. Com a curadoria técnica da Embrapa, o concurso irá destacar os 30% mais representativos sucos nas categorias Integral Branco, Integral Tinto, Orgânico e Suco de Uva 100%.

Segundo Adriano Mazzarolo, enólogo da Embrapa Uva e Vinho e responsável pela coordenação técnica do Concurso, a avaliação geral dos 18 experientes avaliadores (veja lista completa abaixo) sobre os sucos degustados foi bastante positiva. “Após a avaliação individual foram comentadas as amostras e de uma forma geral todos estavam bastante surpreendidos pela excelente qualidade dos produtos”, destacou.

Integrando a banca de avaliadores, o professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Luciano Manfroi, achou muito gratificante participar do concurso e diz estar impressionado de como a qualidade dos sucos brasileiros vem crescendo vertiginosamente. “Fiquei surpreendido pela qualidade dos produtos, pela complexidade e pela gama de aromas. O que mais me chamou a atenção na degustação foram alguns sucos brancos”.

O destaque dos sucos brancos também foi comentado pelo enólogo da Emater Thompsson Didone. “De todas as amostras, o que me surpreendeu foi a qualidade dos sucos brancos. Ele é um suco mais difícil de ser elaborado e nós degustamos produtos de excelente qualidade, tanto de uvas americanas, quanto os moscateis, com sua tipicidade, seu aroma”. Na sua avaliação, o consumo deste produto vai aumentar quando o pessoal  provar e ver que o produto é de excelente qualidade.

Já os sucos orgânicos atraíram a atenção de Plínio Manosso, do Laren. “Muitos sucos apresentaram um aroma muito fino, complexo, lembrando a própria uva. Sucos muito interessantes”, avalia ele que estreou como degustador em um Concurso específico de sucos. “É um mundo bem diferente. Acho que pela frente vêm muitas surpresas agradáveis”.

O resultado do Concurso será divulgado na abertura da Wine South America, às 15h do dia 25 de setembro, no auditório Wine Conference, no Pavilhão da Fundaparque. Os sucos de uva ganhadores estarão identificados com selos, em exposição nos seus estandes durante os três dias de evento.

Os interessados em degustar os rótulos vencedores poderão participar de uma masterclass com os sucos selecionados às 19h30 do dia 26, no espaço Wine Tasting, que será conduzida pelo pesquisador da Embrapa Uva e Vinho Giuliano Elias Pereira. As inscrições já podem se feitas em  www.winesa.com.br.

O Concurso Melhores Sucos Wine South America é uma iniciativa que visa qualificar e dar maior visibilidade a este importante produto da cadeia vitivinícola brasileira.


Avaliadores da seleção de sucos

ABE

Jurandir Nosini

André Gasperin

Ricardo Morari

Gabriel Carissimi

Daiane Badalotti

Anderson De Césaro

IFRS

Giselle Ribeiro de Souza

Luciano Manfroi

Leonardo Cury da Silva

EMATER

Thompsson Benhur Didoné

LAREN

Plinio Manosso

Gilberto  João Carnieli

EMBRAPA

Mauro Celso Zanus

Giuliano Elias Pereira

Irineo Dall Agnol

João Carlos Taffarel

Valtair Comachio

Daniel Antunes

 

Concurso Melhores Sucos Wine South America

Divulgação dos vencedores na abertura da 2ª Wine South America – Feira Internacional do Vinho  , às 15h do dia 26/09

Masterclass - Concurso Melhores Sucos Wine South America

Degustação dos sucos selecionados

Quando: de 26 de setembro das 19h30 às 20h15

Onde: Fundaparque - Parque de Eventos de Bento Gonçalves (Alameda Fenavinho, 481)                   

Ingressos: no site www.winesa.com.br

Outras informações: no site www.winesa.com.br, pelo e-mail info@winesa.com.br ou pelo telefone (54) 3455.6711