Imprensa

Vale dos Vinhedos - O melhor do Brasil em vinho e enoturismo

Publicada em 28/05/2019 - 08:44


Um vale, localizado no encontro de três municípios da região serrana do Estado do Rio Grande do Sul, foi o ponto de chegada de uma leva de imigrantes italianos que em 1880 desembarcou no Sul do país. A cultura da uva e do vinho era parte da bagagem que esses colonizadores traziam de sua terra natal. Atualmente, seus descendentes respondem pela produção de vinhos finos de qualidade, elaborados com as mais modernas técnicas de elaboração, mas sem abrir mão da tradição e cultura herdada de seus antepassados. 

Conhecida como Vale dos Vinhedos, a região se desenvolveu e ganhou renome graças aos produtos de qualidade que elabora. As 22 vinícolas e outros 40 empreendimentos ligados à temática da cultura do vinho instalados nessa localidade compõem a APROVALE - Associação de Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos, entidade criada em 1995.

A região conquistou em 2002 a primeira Indicação de Procedência (IP) do país, certificação reconhecida pela União Europeia em 2007. A produção média de vinhos dos associados gira entre 10 milhões a 12 milhões garrafas. Há desde pequenos vinicultores, como produção limitada partindo de 40 mil garrafas por ano, assim como empresas de maior porte, que processam médias de 3,5 milhões de garrafas.

Em 2012 o Vale dos Vinhedos alcançou o seu maior patamar em reconhecimento: a Denominação de Origem Vale dos Vinhedos, única para vinhos no Brasil. É a certeza de que os vinhos aqui elaborados carregam características únicas do terroir local, a cultura, o saber fazer dos nossos antepassados e profissionais em atuação, bem como a qualidade atestada em degustações periódicas.

Hotéis, pousadas, restaurantes, ateliês de arte, queijarias entre outros empreendimentos compõem o roteiro de enoturismo pioneiro no Brasil, que se desenvolveu no entorno da produção vitivinícola. Essa gama de produtos e serviço que se destacam atingiu em 2018, 405 mil visitantes. 

E em 2019 o Vale dos Vinhedos passa a fazer parte de uma carta seleta de grandes players: a Wine South America, a maior feira de vinhos profissional da América Latina, onde apresentará grandes vinhos e espumantes que carregam consigo esta história. Visite o espaço, deguste e encante-se!





Realização
Milanez & Milaneze
Apoio
Sebrae Vinhos do Brasil Ibravin Governo do Rio Grande do Sul Wines of Brasil
Patrocínio
Corsan Sicredi
Apoio Institucional
Media Partner