Imprensa

Mais notícias:

Espumantes brasileiros impressionam Master of Wine britânico na Wine South America

Publicada em 28/09/2018 - 08:49


Especialista Alistair Cooper ministrou degustação temática durante a Feira Internacional do Vinho

De taça em mãos, um dos maiores especialistas mundiais em vinhos declarou: “Estou surpreso e impressionado com a qualidade do que já vi até aqui”. Alistair Cooper, Master of Wine britânico, protagonizou uma das mais aguardadas masterclass na programação da Wine South America 2018 – feira internacional de vinhos que ocorre em Bento Gonçalves (RS) até o próximo sábado, 29.

A degustação técnica ‘Diferentes Estilos de Espumantes Brasileiros’ ocorreu na tarde de quinta-feira, 27 de setembro. Perante um auditório lotado, ele degustou nove espumantes nacionais, compartilhando com o público as experiências que cada bebida lhe despertou aos sentidos. Sua avaliação destacou a qualidade dos espumantes com rótulo do Brasil, especialmente na Serra gaúcha. “É muito interessante ver os diferentes tipos de espumantes que podem ser produzidos nesta região. Todos os produtos degustados apresentam riqueza e equilíbrio entre açúcar e acidez – a altitude e a variação de temperatura entre dia e noite são fatores chave para essa produção. Além disso, possuem boa relação custo e benefício. Portanto, penso que a chave é o Brasil se posicionar como produtor Premium e focar no método tradicional, que transmite mais seriedade”, comentou.

 

Hábitos de consumo

A degustação técnica permitiu a Cooper salientar as diferenças nos hábitos de consumo sul-americanos e europeus – que preferem bebidas secas. “Há uma tendência de que os americanos de modo geral preferem vinhos mais adocicados e menos secos. Ao mesmo tempo, os britânicos preferem bebidas secas – mas isso não quer dizer que vinhos doces não são bons. É apenas uma questão de hábito e um reflexo de como a indústria estimula esse consumo. Na Inglaterra as pessoas não conhecem muito os espumantes brasileiros, mas deveriam, porque são muito bons e elegantes. Precisamos de ‘embaixadores’ para levar essas bebidas ao mundo”, encorajou Cooper.

 

Quem é Alistair Cooper

Alistair Cooper é inglês e, durante muitos anos, aprofundou seus conhecimentos sobre os vinhos da América do Sul. Tanto é que o tema de estudos que o tornou um Master of Wine foi sobre a região de Itata, no Chile. Esse título, concedido pelo Institute of Masters of Wine, é o mais respeitado no universo vitivinícola – principalmente em razão do rigor e dos altos padrões de exigência associados a sua concessão. Apenas 370 pessoas possuem essa capacitação atualmente, ou seja, os profissionais mais gabaritados.


Como jornalista, Cooper contribui para as seguintes publicações: Decanter, Decanter.com, a Wine Business International, Drinks International, entre outras. É juiz em diversos concursos espalhados pelo mundo, incluindo a degustação anual da revista Decanter, o International Wine Challenge e o Catad’Or Wine Awards, do Chile.