Imprensa

Mais notícias:

Vale da Uva Goethe será evidenciado na Wine South America

Publicada em 22/09/2018 - 17:20


Uma diferente experiência sensorial a partir de produtos singulares de Santa Catarina poderá ser vivenciada por compradores, enólogos, sommeliers, jornalistas e apreciadores de vinho durante a Wine South America, feira internacional que acontece em Bento Gonçalves, de 26 a 29 de setembro (ingressos em http://bit.ly/WSA2018-Ingressos). Entre as seis regiões vitivinícolas brasileiras com Indicação Geográfica está o território Vale da Uva Goethe, localizado no sul catarinense.

As peculiaridades dos vinhos brancos, frisantes e espumantes Goethe serão no sábado, dia 29, das 14 às 15 horas, pela sommelier Sonia Denicol, conhecida como Madame do Vinho. Ela conduzirá um momento de apreciação de seis produtos diferentes, entre vinhos e espumantes Goethe.

Ainda na Masterclass serão divulgadas duas novidades envolvendo parcerias com o território Vale da Uva Goethe. Os protagonistas são o movimento internacional Slow Food e a Scuola Enologica ISISS "G.B. Cerletti" di Conegliano, a mais antiga da Itália, com quem irá executar um programa de pesquisa e desenvolvimento qualitativo.

Sobre a associação

A Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (ProGoethe) reúne a cadeia produtiva com o objetivo de elevar a imagem deste produto distinto e raro a fim de preservar, por meio do cultivo desta tradição feito por pequenos produtores, a identidade e cultura de descendentes de italianos no sul de Santa Catarina através da vinificação e harmonização com a gastronomia típica local.

O território Vale da Uva Goethe, localizado no Sul de Santa Catarina entre a Serra e o Mar, é detentor da primeira e única Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP), do setor vitivinícola catarinense. Nesta região são produzidos vinhos brancos, frisantes e espumantes que apresentam sabor marcante e refrescante acompanhado de um delicioso aroma frutado e floral com notas de mel. 


Crédito: Rui Machado