Imprensa

Mais notícias:

Instituto Federal divulga curso de Viticultura e Enologia na Wine South America

Publicada em 05/09/2018 - 10:39


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves IFRS-BG - participa da Wine South America, feira internacional do vinho que acontece em Bento Gonçalves de 26 a 29 de setembro (ingressos à venda em http://bit.ly/WSA2018-Ingressos), com o objetivo promover a instituição e o curso Técnico em Viticultura e Enologia. Além do espaço institucional, estudantes de Turismo auxiliarão na recepção aos visitantes. “A ligação do IFRS-BG com o setor é muito forte, por isso é importante para o instituto participar dessa feira internacional que dará, certamente, ainda mais visibilidade para o setor. Para os nossos estudantes, será uma maneira de interagir e conhecer, de perto, os empresários”, afirma a diretora, Soeni Bellé.

Segundo Soeni, um momento muito importante para o instituto será a participação em um painel de discussões no dia 27 de setembro, dentro das atividades do espaço Wine Learning. Das 14h às 18h (veja abaixo a programação) alunos egressos do IFRS-BG apresentam seu atual momento profissional. “Nesse painel teremos profissionais que atuam em diversos setores, desde a viticultura, elaboração do vinho, promoção do vinho, enogastronomia e enoturismo”, explica Soeni. O objetivo é mostrar todos os segmentos os quais é possível atuar depois da formação em Viticultura e Enologia.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves IFRS-BG conta hoje com um total de 1500 alunos, em 15 cursos. É a primeira escola de enologia do Brasil e desde 1962 já formou 1792 profissionais.

O que faz um técnico em Viticultura e Enologia?

Atua nos processos de cultivo da uva e elaboração de vinho e seus derivados. Realiza análises químicas, sensoriais e microbiológicas inerentes à tecnologia de elaboração dos derivados da uva e do vinho. Atua no manejo do vinhedo, desde a sua implantação até os processos de colheita e pós-colheita da uva. Pode atuar na assistência técnica e na comercialização de produtos enológicos. Auxilia no gerenciamento de empreendimentos vitivinícolas. Mais informações em https://ifrs.edu.br/

 

Painel IFRS: Atuação Profissional de Enólogos Egressos

14h   Ensino e Pesquisa: Luiza Dalagnol e Mariana Dullius

15h   Viticultura: Marcio Dalé e Leonardo Ferrari

16h   Enologia / Enogastronomia: Giovanni Ferrari e Bruna Dachery

17h   Divulgação e Comunicação: Sandy Corso

18h   Enoturismo: Bruna Cristófoli e Roberto Cainelli Jr.