Imprensa

Mais notícias:

Projeto cem porcento Suco de Uva do Brasil destaca importância da bebida para o setor

Publicada em 30/07/2018 - 08:59


Crédito: Divulgação IBRAVIN

Suco de Uva faz bem para a saúde. Isso porque as uvas possuem em sua composição substâncias naturais conhecidas como polifenóis. Eles dão às uvas não somente sua cor vibrante, mas, também, atuam como poderosos antioxidantes. Diversos são os benefícios à saúde, entre eles: prevenção de danos causados pelos radicais livres, ajudando na prevenção do envelhecimento precoce; prevenção de doenças cardiovasculares e redução de danos oxidativos em estruturas cerebrais, podendo reduzir o risco do aparecimento de doenças neurológicas como o Alzheimer; e melhoria cognitiva e da memória, segundo informa a doutora em Biotecnologia e pesquisadora, Caroline Dani.

Na Wine South America (www.winesa.com.br), feira internacional que acontece de 26 a 29 de setembro, em Bento Gonçalves, o suco de uva terá destaque através de um estande organizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho – Ibravin, através do projeto Suco de Uva do Brasil, com apoio da SEAPA – Secretaria da Agricultura, Pecurária e Irrigação e da SDECT - Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

Nesse espaço, cinco vinícolas estarão apresentando seus produtos. São elas: Dom Eliseo, Econatura, Vinícola Terraças, Gallon Sucos e Vinícola Santini.

O projeto 100% Suco de Uva do Brasil é desenvolvido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). O programa abrange os estabelecimentos que elaboram sucos de uva 100% e prontos para beber no Brasil. Atualmente, 14 empresas integram o projeto. Conheça quem são em www.sucodeuvadobrasil.com.br/produtores.

O trabalho tem por objetivo realizar ações de promoção, divulgação e integração do setor, no mercado interno, capacitando produtores e adequando processos e produtos para fortalecer a imagem dos sucos de uva 100%. Avaliação de mercado, participação em feiras e eventos, interação com formadores de opinião, rodadas de negócios com agentes do trade e ações promocionais são algumas das atividades desenvolvidas. Saiba mais sobre o projeto em www.sucodeuvadobrasil.com.br.

De acordo com o gerente de promoção do Ibravin, Diego Bertolini, atualmente 50% da uva colhida no Rio Grande do Sul é destinada para elaboração de suco de uva. “Nos últimos 10 anos a categoria suco 100% cresceu 450% em volume, passando dos 100 milhões de litros de suco. Isso torna a categoria vital para a sustentabilidade do setor vitivinícola”, afirma.

A feira Wine South America será uma oportunidade para o Brasil mostrar toda a sua pluralidade, além dos vinhos. “Oportunizaremos rodadas de negócios e novos contatos, muitos internacionais, às empresas que produzem suco de uva e irão participar da feira no estande coletivo”, destaca o gerente de promoção.

Nos primeiros quatro meses deste ano em relação ao mesmo período de 2017 o suco de uva 100% teve o melhor desempenho, com 40,8 milhões de litros comercializados, alta de 34,8%.

Uva e mais nada

Nos sucos 100% do Brasil o único ingrediente é a uva. Mas não é qualquer tipo de uva que gera um suco tão gostoso. Os produtores utilizam variedades especiais, capazes de transmitir para a bebida aromas e sabores semelhantes aos que a fruta apresenta quando consumida in natura. São as chamadas uvas híbridas ou americanas, entre as quais se destacam a Isabel, a Concord, a Bordô e a Niágara.