Imprensa

Mais notícias:

Sommeliers mostram o melhor dos vinhos brasileiros na Wine South America

Publicada em 14/05/2018 - 09:36


Parceria firmada com a ABS-RS traz agenda de degustação durante todos os dias da feira, divulgando e promovendo as qualidades das bebidas derivadas de uva produzidas no Brasil.

Para conhecer as características únicas do terroir brasileiro – e descobrir, na prática, todas as qualidades dos vinhos brasileiros, nada melhor do que viajar pelo mundo da enologia com a condução de quem é expert no assunto – os sommeliers. Esses profissionais, especializados na arte de estudar e harmonizar vinhos e espumantes, compartilharão seu conhecimento com enófilos e winelovers durante a Wine South America – Feira Internacional do Vinho, que ocorre de 26 a 29 de setembro, em Bento Gonçalves (RS).

Fruto de uma parceria entre a feira e a Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS/RS), degustações temáticas ocorrerão durante os quatro dias de programação. Serão duas rodadas diárias, conduzidas pelos professores da ABS-RS e convidados das unidades da ABS em outros estados. Os encontros ocorrerão em um espaço especial, a Sala de Degustação Premium Vinhos do Brasil, com capacidade para acomodar 40 enófilos por sessão. Toda a programação é focada na valorização dos vários aspectos que sustentam a excelência dos vinhos e espumantes brasileiros – mostrando com destaque os produtos top com a identidade do Brasil.


 Crédito: Fotos de Divulgação da ABS-RS

A Wine South America surge como momento ideal para reunir as regiões produtoras do país, mostrando e enaltecendo as particularidades de seus terroirs, cada vez mais lembrados e procurados. A feira despertou o interesse da Associação Nacional de sommeliers, trazendo para o Rio Grande do Sul profissionais de diversos pontos do país, para promover a qualidade dos vinhos e espumantes brasileiros, conforme explica o presidente da ABS/RS, Orestes de Andrade Jr. “Cada vez mais temos sido buscados para realizar cursos com sommeliers pois os compradores querem conhecer mais sobre as bebidas nacionais. O vinho brasileiro, como um todo, tem evoluído muito rapidamente nos últimos anos. Dentro desse cenário de ascensão, o grande destaque são os espumantes, cuja qualidade é reconhecida por críticos nacionais e internacionais. Os nossos espumantes estão entre os melhores vinhos borbulhantes do mundo. O champagne francês é “hors concours”, e logo abaixo deles temos os nossos espumantes brasileiros e as cavas espanholas”, explica.


 Na foto Orestes de Andrade Jr, Presidente da ABS-RS - Crédito: Fotos de Divulgação da ABS-RS

Por que as bebidas brasileiras têm chamado a atenção do mundo

Diversos aspectos credenciam as bebidas nacionais para ocupar essa posição de relevância, entre eles o frescor e a acidez equilibrada, algumas das qualidades mais apreciadas pelos consumidores. “Isso se deve ao nosso terroir, especialmente da Serra Gaúcha, que favorece as uvas com maturação mais precoce. Nos últimos anos, essas características naturais de solo e clima, aliadas à evolução da vinificação, tem elevado também a qualidade de nossos vinhos brancos”, diz.

Para a produção nacional, um dos desafios está na questão dos tintos, segmento onde ainda é possível evoluir. “Mas já temos produtos e vinhos que merecem destaque, como o merlot do Vale dos Vinhedos, os tannats da Campanha Gaúcha, alguns rótulos de Cabernet Franc e cortes vindos de diversas vinícolas e de várias regiões do país”, comenta o presidente.

Nas degustações que a ABS-RS conduzirá na feira serão mostrados vinhos de qualidade oriundos de vários estados brasileiros, como Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, entre outros. “Também vamos mostrar que o vinho brasileiro envelhece bem. Temos uma vitivinicultura jovem, com poucas décadas, e que cresce de maneira geométrica. O Brasil tem feito uma revolução no mundo vitivinícola que, aos poucos, começa a ser percebida pelo consumidor nacional e do mundo todo”, garante.

 

Feira é instrumento relevante na divulgação global da qualidade dos vinhos brasileiros

A realização da Wine South America 2018 – Feira Internacional do Vinho no Brasil, especialmente em Bento Gonçalves, berço do principal Estado produtor de vinhos do Brasil, foi uma notícia recebida positivamente pela associação de profissionais. “Certamente será uma das iniciativas mais relevantes na divulgação global da qualidade dos vinhos brasileiros. A feira vai movimentar o setor, trazer novidades e pessoas de várias partes do mundo para uma troca de experiência que será refletida nos produtos elaborados daqui para frente. No mundo do vinho, atualmente só se avança com a troca de informações e técnicas. Pelo know-how dos organizadores, os consumidores serão beneficiados com uma programação atrativa para os enófilos brasileiros e da América do Sul”, diz o presidente da ABS/RS.

Uma das estratégias para o fomento à promoção e aos negócios envolvendo os vinhos nacionais é, justamente, investir em ações como as degustações ministradas por sommeliers, um recurso comprovadamente eficiente para mostrar as características de um terroir e seus produtos. A Wine South America traz a experiência bem-sucedida da Vinitaly nesse formato de trabalho para enfatizar a qualidade dos vinhos brasileiros. “O Brasil vem despertando a atenção dos mercados globais pela evolução de suas bebidas. Vamos mostrar, com o aval técnico dos sommeliers, os diferenciais desse terroir e como ele se traduz em excelentes produtos. Com isso, vamos abrir caminho para novas oportunidades de negócios para as vinícolas locais, que ganharão importante visibilidade e respaldo”, comenta Alberto Piz, diretor da Milanez & Milaneze, promotora da Wine South America 2018 e subsidiária da italiana Veronafiere, realizadora da Vinitaly, em Verona, na Itália.

 

Valorização profissional do sommelier

Outro segmento beneficiado diretamente é o dos sommeliers, profissão que terá destaque na programação da feira – não só pela valorização técnica, mas também pela abertura de novas oportunidades de trabalho. “A profissão de sommelier (profissional especializado em bebidas, especialmente vinhos, e a sua correta harmonização com o alimento) é puro prazer. Além disso, bem apreciada no mercado, que paga salários de R$ 3,5 mil a R$ 5 mil, sem falar em trabalhos extras, que podem incrementar a renda ainda mais. A participação da Wine South America será um grande estímulo para todos”, diz.

Em seus três anos de atuação, a ABS-RS já formou 230 sommeliers, vindo prioritariamente do Rio Grande do Sul, mas também de outros dez estados brasileiros. Para conhecer mais sobre o trabalho da associação, visite www.absrs.com.br


  Na foto Professor Arthur Azevedo - Crédito: Fotos de Divulgação da ABS-RS

Sobre aWine South America

A Wine South America 2018 – Feira Internacional do Vinho, será realizada em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, entre os dias 26 e 29 de setembro, para promover o consumo e a comercialização dos produtos da indústria sul-americana de vinhos, especialmente brasileira. Promovida pela Milanez & Milaneze, subsidiária da italiana Veronafiere, realizadora da Vinitaly – empresa italiana especializada em eventos de negócio, a Wine South America tem expectativa de integrar 250 expositores nos pavilhões do Parque de Eventos, atraindo cerca de 10 mil visitantes. Também abrirá espaço para produtores de café, destilados e olivicultuores. Entre os visitantes, são aguardados empresários, compradores, distribuidores, enólogos, sommeliers, enófilos, pesquisadores e estudantes. Além das novidades levadas pelos expositores, haverá uma programação com cursos, seminários e degustações. Outras informações sobre a feira podem ser obtidas em http://www.winesa.com.br

 

SERVIÇO

O quê: Wine South America 2018 – Feira Internacional do Vinho.

Quando: de 26 a 29 de setembro

Onde: Bento Gonçalves, RS

Local: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (Alameda Fenavinho, 481)