Cerca de 40 empreendimentos gaúchos apresentarão novidades em dois espaços coletivos do Sebrae/RS
Embora o Brasil seja berço de muitas marcas expressivas dentro da cadeia vitivinícola, o fortalecimento do vinho nacional também tem passado diretamente pelo empenho e pela evolução dos empreendimentos menores. Estimativas do setor apontam que cerca de 90% das vinícolas brasileiras são micro ou pequenas. Esse representativo nicho estará contemplado na Wine South America – maior e principal feira profissional de vinhos da América Latina. Por meio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), cerca de 40 vinícolas do Estado marcarão presença na feira que ocorre de 21 a 23 de setembro.
A iniciativa contempla dois espaços coletivos: um com aproximadamente 30 vinícolas pequenas predominantemente da Serra Gaúcha, e outro apoiando mais de 10 vinícolas da região da Campanha Gaúcha. “Nosso objetivo com esses espaços é apoiar a participação de pequenos produtores que estão buscando oportunidades para trocar experiências e gerar novos negócios, além de fortalecer suas marcas. A feira será um importante incentivo e vitrine para o vinho gaúcho, com potenciais reflexos no aumento da comercialização dos produtos da indústria vinícola”, avalia Angélica Brandalise, analista de articulação de projetos do Sebrae/RS.
A localização da feira, segundo Angélica, é outro diferencial importante da Wine South America. O evento ocorre na Serra Gaúcha, em Bento Gonçalves – cidade que abrange a única Denominação de Origem (D.O) do Brasil. “Os produtores querem participar, mostrar sua marca, seu produto. Eles sabem que o mercado está aberto ao vinho brasileiro e a feira, por ser realizada na principal região produtora do país, valoriza os empreendimentos do nosso Estado”, acredita.
O Sebrae/RS marca presença na WSA desde a sua primeira edição e, ano a ano, tem aumentado as suas ações. “A parceria se fortalece a cada edição. Feiras como a WSA são fundamentais para os pequenos produtores, que anseiam por oportunidades de participação em eventos e ações de acesso ao mercado. Sem dúvida, é um importante canal de apresentação, aproximação e qualificação para as micro e pequenas vinícolas do nosso Estado”, resume Angélica. Além dos espaços coletivos, o Sebrae/RS está apoiando o Projeto Comprador na WSA, que irá promover rodadas de negócios entre compradores e produtores durante a feira.
Vinícolas da Serra buscam aproximação com novos mercados
A WSA é direcionada especialmente a profissionais do segmento, como importadores e exportadores; distribuidores e atacadistas; supermercados e hipermercados; bares, restaurantes, hotéis, padarias e lojas de conveniência; além de lojas especializadas em artigos de luxo; sommeliers e varejistas especializados em vinhos. Apresentar seus produtos e sua história para esse público especializado é o principal interesse de boa parte das micro e pequenas vinícolas que estarão presentes no espaço coletivo do Sebrae/RS.
O enólogo, fundador e diretor geral da Tenuta Foppa e Ambrosi, Lucas Foppa, conta que a vinícola pretende solidificar a sua presença no território nacional e também internacional durante a WSA. “Começamos nosso negócio há cinco anos, no porão da casa do meu sócio, Ricardo Ambrosi, em Bento Gonçalves. Elaboramos na época 300 garrafas de vinho. Hoje, vamos bater a marca de 60 mil garrafas e somos a primeira vinícola brasileira a ter uma unidade de elaboração de vinhos no Napa Valley, nos Estados Unidos. Na WSA, queremos integrar mais parceiros a nossa cadeia de distribuição e buscamos fechar grandes negócios”, projeta.
Com 40 anos recém-completados, a Vitivinícola Don Affonso, de Caxias do Sul, participa da WSA pela segunda vez. “A nossa primeira participação foi muito boa e fizemos muitos avanços gerais depois disso. Nessa edição, vamos apresentar alguns lançamentos de produtos e queremos abrir novos canais, além de prospectar novos clientes”, avalia André Gasparin, diretor e enólogo da Don Affonso. Ele acredita ainda que a atualização e a busca por tendências são outros atrativos da feira: “A WSA contempla um público muito qualificado, então a gente observa também nessa feira uma oportunidade importante de feedbacks para decisões futuras, para possíveis lançamentos. Conseguimos buscar tendências em relação ao que o mercado está sinalizando como necessidade”, destaca.
Vinícolas da Campanha Gaúcha celebram reconhecimento e Indicação de Procedência (IP)
Ganhando cada vez mais força no mercado, os vinhos produzidos pelas vinícolas da Campanha Gaúcha também serão apresentados ao público em um espaço coletivo do Sebrae/RS. Desde 2020, a região conta com uma Indicação de Procedência (IP) que levou ainda mais reconhecimento aos seus rótulos.
O diretor comercial da Vinícola Campos de Cima e presidente da Associação de Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha, Pedro Candelária, conta que a participação das marcas da região na WSA celebra um momento histórico. “Estamos muito entusiasmados pois estaremos apresentando os nossos vinhos com selo IP e comemorando mais de 5 milhões de litros de vinho aprovados para selo de Indicação Geográfica”, revela.
A Vinícola Campos de Cima também passa por um momento especial que será coroado na WSA. “Estamos comemorando 20 anos de início do nosso projeto. Desde o começo, a Vinícola Campos de Cima cresceu em um conceito de vinícola boutique, apostando na produção de edições limitadas de vinho que expressassem ao máximo nosso terroir da Campanha Gaúcha. Na WSA, vamos estar cara a cara com a indústria e queremos fortalecer esses relacionamentos. Nossa expectativa é de divulgação e consolidação no mercado nacional e internacional”, resume Candelária. A terceira edição da Wine South America promete superar os números da última edição, em 2019, quando promoveu um total de negócios na ordem de R$ 20 milhões. Vinícolas de Portugal, Itália, França, Espanha, Chile, Argentina e Uruguai estão entre os expositores confirmados na Wine South America 2022. Mais informações sobre a WSA podem ser acessadas no site www.winesa.com.br