O varejo digital de vinhos cresceu nos últimos três anos 231% e nos primeiros cinco meses de 2020 o incremento foi de 40% nas vendas de vinhos online no Brasil.
Então o mercado digital irá anular o comércio físico de vinhos? Ou será um complemento?
Acredite, o digital não fechará sua loja ou restaurante e sim será seu maior aliado, mas aja rápido, não fazê-lo sim é um perigo.
Muitos varejistas tendem a ver o e-commerce como um algoz do varejo físico. Nota-se, em diversas iniciativas no mundo o contrário.
Ter uma loja online, ajuda não só a ampliar os pontos de contato com seus potenciais consumidores, como ajuda na busca, na avaliação e na aquisição de produtos e serviços quando e da forma que esse consumidor quiser.
Já é sabido que, quase que a totalidade das buscas se dão online e a compra nesse ambiente cresce a passos largos. Ter presença online e iniciar uma transformação digital independe do seu tamanho, segmento ou bolso, é obrigação migrar, com maior ou menor complexidade tecnológica ou investimento. Ir para esse ambiente, hoje, é questão sim de sobrevivência.
Outro mito comum é: Sou pequeno para concorrer com os grandes e-commerce. Essa afirmação, em alguns casos, pode ser verdade. Mas, você já parou para pensar que você não precisa ter uma loja virtual para concorrer nacionalmente ou a nível internacional? Mas, que não ter esta loja o tira do jogo quando seu próprio cliente busca o produto na web? Quanto mais pontos de contato com seu consumidor maiores as chances de vender e se relacionar com ele.
Sua loja pode não concorrer em preço, em tecnologias digitais, mas dar o primeiro passo e ter uma opção online para seus clientes pode diferencia-lo localmente. Sendo assim:
“Para competir local você precisa ser digital.”
Tenha uma integração da loja física com uma versão online e pare de perder venda, atenda melhor seus clientes, você sempre terá diferenciais como atendimento, entrega mais rápida e troca/devolução melhor. Estar próximo fisicamente e digitalmente agregam muito valor ao seu negócio.
Fonte: @EducaVinhos