Feira segue até sexta-feira, na Fundaparque, em Bento Gonçalves
Profissionais ligados ao universo do vinho têm endereço certo para se encontrar nesta semana: começou nesta quarta-feira, em Bento Gonçalves, a Wine South America, que é a maior e principal feira profissional de vinhos da América Latina. Reunindo 360 marcas nacionais e internacionais, a edição deste ano está 20% maior do que a anterior, realizada em 2019. A estimativa é que mais de cinco mil compradores de todas as regiões do país devam marcar presença na WSA.
Nesta quarta-feira (21), na cerimônia de abertura da feira, Marcos Milanez Milaneze, diretor da WSA, destacou o fato da feira ser um ambiente favorável para networking, conhecimento e negócios. “Além disso, a feira promove o enoturismo, oferecendo aos visitantes a possibilidade de conhecer o local de produção dos vinhos e espumantes, e assim vivenciar a emoção por trás de cada rótulo”, detalhou.
Representando o setor vitivinícola nacional na abertura da feira, Daniel Panizzi, presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), ressaltou o excelente momento vivido pelo vinho brasileiro. “O consumidor provou e aprovou o vinho nacional. Temos que brindar isso!”. Panizzi reforçou ainda o importante papel de estudar o terroir de cada região: “Focamos bastante nosso trabalho atualmente nas Indicações Geográficas (IG) para identificar o que cada região tem de melhor. Uma matéria-prima de excelência reflete em um produto de excelência. Por isso é importante ressaltar o papel do produtor: sem ele não estaríamos vivendo esse momento”.
A 3ª edição da WSA brinda o retorno dos eventos presenciais e espera superar os números da última edição, em 2019, quando um total de negócios na ordem de R$ 20 milhões foi promovido. Boa parte deste montante deve ser arrecadado durante o maior Projeto Comprador já realizado por uma feira de vinhos no Brasil. “Teremos mais de mil interações entre vendedores e potenciais compradores durante o Projeto Comprador. Esse momento de pós-pandemia está gerando muitas oportunidades para o setor”, contou Cesar Mauricio Samuel do Nascimento, gerente regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), durante a abertura da feira.
Bento Gonçalves, palco da WSA, é a cidade que abrange a única Denominação de Origem (D.O) do Brasil. Na abertura da feira, o prefeito do município, Diogo Segabinazzi Siqueira, reforçou a vocação da região. “A WSA só dá certo porque tem a participação do Estado, da sociedade civil organizada e da comunidade. O vinho é bandeira de Bento, está nas nossas raízes”, reforçou.
A WSA é direcionada especialmente a profissionais do segmento, como importadores e exportadores; distribuidores e atacadistas; supermercados e hipermercados; bares, restaurantes, hotéis, padarias e lojas de conveniência; lojas especializadas em artigos de luxo; sommeliers; e varejistas especializados em vinhos e outras bebidas.
Master of Wine e Embaixador da Itália
A Wine South America acontece na Serra Gaúcha, região com forte influência da imigração italiana – que ainda se faz presente de maneira forte nos costumes diários e, claro, na herança da elaboração de vinhos e espumantes reconhecidos mundo afora. O embaixador da Itália, Francesco Azzarello, participou da abertura oficial da feira e da programação do primeiro dia do evento: “Vinho é cultura, arte, instrumento de amizade e poderia dizer até de paz”, avaliou.
Azzarello foi um dos visitantes que conheceu o espaço Enoteca Italia, promovido pela Italian Trade Agency (ITA), e que reúne 194 rótulos de 14 regiões da Itália (Abruzzo, Calábria, Campânia, Emilia-Romagna, Friuli-Veneza Giulia, Lazio, Lombardia, Piemonte, Puglia, Sicília, Toscana, Trentino Alto-Ádige, Úmbria e Vêneto).
Além disso, a agência do governo italiano promove a vinda do Master of Wine italiano, Gabriele Gorelli, que está no Brasil pela primeira vez e especialmente para a Wine South America. Ele conduz na Enoteca Italia um ciclo de 6 masterclasses, levando os participantes a uma viagem pela Itália por meio de 36 rótulos de diferentes terroirs. As aulas do primeiro dia e do segundo dia já estão com as vagas esgotadas.
Quinta-feira terá painel sobre o papel das redes sociais no mercado de vinhos e concurso de Melhor Sommelier do RS
Na programação do segundo dia, destaque para o painel que abordará o Papel das redes sociais no mercado de Vinhos, das 18h30min às 20h30min, no Auditório Wine Summit. Profissionais que atuam em diferentes esferas do setor vitivinícola falarão sobre a importância do espaço digital na difusão da bebida entre o público, além de compartilhar insights e tendências da área. O painel será conduzido pelo Co Fundador da EducaVinhos, Tadeu Silva.
A quinta-feira também será o dia de conhecer quem será o vencedor do Concurso de Melhor Sommelier do Rio Grande do Sul. Em evento organizado pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS), a final do concurso terá três candidatos disputando a segunda edição do concurso. Na prova prática, serão avaliados diferentes pontos, como descrição de três vinhos às cegas, a identificação de cinco líquidos e o apontamento de erros em uma carta de vinhos. Os candidatos também apresentarão o serviço formal do vinho.
PROGRAMAÇÃO AUDITÓRIO WINE SUMMIT
Auditório Principal
22.09 – Quinta-feira
9h às 13h – Hacka Vitis (Evento de inovação – Evento fechado)
14h – Concurso Melhor Sommelier do RS, promovido pela ABS-RS (Evento para convidados)
18h30 – O Papel das redes sociais no mercado de Vinhos
23.09 – Sexta-feira
9h às 13h – Hacka Vitis (Evento de inovação – Evento fechado)
14h – Formatura do Curso: Excelência no Atendimento para Garçom – Focado em Vinhos
(Evento para convidados)
17h – Pitch Final – Evento Hacka Vitis
19h – Lançamento Livro “Expedição Cultural Vou de Vinho”
PROGRAMAÇÃO AUDITÓRIO WINE TASTING
(Sala de degustações da ABS-RS / EMBRAPA-MAPA)
22.09 – Quinta-feira
14h – Variedades BRS para vinho
Produtos degustados: vinhos elaborados com a cultivar BRS Lorena e BRS Bibiana
Promoção: Embrapa Uva e Vinho
Mediação: Celito Guerra e Mauro Zanus
15h15 – Variedades BRS para vinho
Produtos degustados: vinhos elaborados com a cultivar BRS Lorena e BRS Bibiana
Promoção: Embrapa Uva e Vinho
Mediação: Celito Guerra e Mauro Zanus
16h30 – Safras Antigas de Vinhos do Brasil
Mediação: Paulo Brammer
18h30 – Charuto e cachaça
Promoção: ABS-RS
Mediação: Gabriel Lourenço e Wagner Selbach
20h – D.O. Vale dos Vinhedos
Mediação: Moises Brandelli
23.09 – Sexta-feira
14h – TOP 5 – Tendência de vinhos no Brasil para 2023
Mediação: Diego Bertolini
15h15 – Sotaques do Brasil! Vinhos e comidas típicas do Brasil
Mediação: Caroline Dani (ABS-RS) e Luan Damiano (SENAC)
16h30 – O vinho e suas cores – o papel dos polifenóis
Promoção: ABS-RS
Mediação: Caroline Dani
18h30 – Variedades BRS para elaboração de sucos
Produtos degustados: Sucos e blends elaborados com cultivares comerciais de BRS e seleções avançadas
Promoção: Embrapa Uva e Vinho
Mediação: Giuliano Pereira
:: SERVIÇO
– O que: Wine South America – Maior e principal feira profissional de vinhos da América Latina
– Quando: de 21 a 23 de setembro, das 14h às 21h (o acesso ocorre até as 20h)
– Onde: em Bento Gonçalves, na Fundaparque (Alameda Fenavinho, 481)
– Públicos-alvo: importadores e exportadores de bebidas; distribuidores e atacadistas; supermercados e hipermercados; bares, restaurantes, hotéis, padarias e lojas de conveniência; lojas especializadas em artigos de luxo; sommeliers; e varejistas
– Informações e ingressos: www.winesa.com.br.