A feira reunirá mais de 7 mil compradores e profissionais especializados do mundo do vinho
Em contagem regressiva, a 4ª edição da Wine South America ocorre de 12 a 14 de setembro em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, principal região produtora de vinhos e espumantes do país. Consagrada como uma das maiores feiras de negócios do setor da América Latina, a WSA trará marcas de 20 países e projeta gerar mais de R$ 30 milhões em negócios para o setor vitivinícola. O evento é realizado pela Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, líder na realização de exposições na Itália e segundo em volume de negócios da Europa – por isso, a feira brasileira conta com o know-how da Vinitaly, que por mais de 50 anos é a feira referência mundial do setor de vinhos.
A programação intensa reunirá mais de 2 mil reuniões de negócios em projetos nacionais e internacionais, trazendo compradores de países como Colômbia, Estados Unidos, Rússia, China, Singapura, Japão e Coreia do Sul, além de profissionais que chegam à Serra Gaúcha vindos de todas as regiões do Brasil. Importadora e que conta com a maior adega de Salvador (Bahia), a Carballo Faro Import virá para a Wine South America com a expectativa de participar das rodadas de negócios para trazer marcas exclusivas ao seu portfólio. “Estamos muito animados para a feira porque iremos conhecer de perto não só representantes de vinícolas do mundo todo, mas também os produtores e suas formas de produção. E isso acontece porque a feira é na Serra Gaúcha e teremos uma agenda de visitação muito legal nas próprias vinícolas, conhecendo de perto como funciona a colheita da uva, a elaboração dos produtos e seus diferenciais. É uma oportunidade única”, conta a gerente de compras Sandra Meneses. “Somos uma boutique que se preocupa em antecipar tendências e tem como filosofia vender novidades e produtos de altíssima qualidade. Este tipo de evento nos faz ter acesso a marcas que investem em inovação e combinam com nosso público”, ressalta a profissional.
Por isso, a Wine South America gera negócios, fortalece o setor vitivinícola e também promove a geração de conteúdo entre os mais de 7 mil compradores que são esperados nos três dias de evento. Para fomentar ainda mais este conhecimento qualificado, um dos destaques da programação paralela da feira é o Wine Tasting – Espaço Masterclass, que tem curadoria da Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS-RS). A iniciativa contempla diversas aulas com especialistas do universo do vinho, produzindo conteúdos que ajudam os participantes a compreender o mundo do vinho em suas diversas dimensões e diferentes características. “Além da valorização da produção brasileira, que está sempre em nosso horizonte, traremos também vinhos internacionais e um pouco de história dessa bebida tão tradicional”, antecipa Júlio César Kunz, presidente e professor da ABS-RS.
Outro espaço dedicado à degustações e harmonizações guiadas é organizado por uma das maiores feiras de vinhos do mundo, a Vinitaly, que trará nomes de peso para comandar as degustações sobre vinhos italianos. No time de especialistas das masterclasses estarão profissionais como o premiadíssimo sommelier do Restaurante Fasano, Manoel Beato.
Integra a ideia de geração de conteúdo e o compartilhamento de informações relevantes para os profissionais do setor a realização de painéis que abordarão temas em alta no mercado. A programação do Wine Summit – espaço de palestras, contempla assuntos que tratam desde o marketing de influência e sua importância no mercado de vinhos até um Raio-X do mercado de vinhos de janeiro a agosto de 2023, passando por outros tópicos como a relevante inteligência artificial e o impacto na indústria do vinho. A programação completa de painéis e palestras está no site www.winesa.com.br.
Feira traz presença internacional à Serra Gaúcha
Ao todo, rótulos de 20 países serão representados na WSA, sendo eles: África do Sul, Argentina, Áustria, Bulgária, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Geórgia, Grécia, Itália, Macedônia, Moldávia, Nova Zelândia, Portugal, Romênia, Sérvia, Síria e Uruguai e, claro, Brasil.
Entre os destaques internacionais estão os estandes coletivos da Itália, que será promovido pelo ICE-IT; da Argentina, promovido pelo CFI-Pro Mendonça; e do Chile, promovido pelo Prochile. Além disso, a WSA contará com vinícolas premium de países como Uruguai, Espanha, França, Portugal e Geórgia.
Outro destaque internacional da feira é que a WSA será palco, pela primeira vez, de expositores com o selo Vinhos de Pago, que é uma certificação da Espanha reservada aos melhores vinhos de pequenas propriedades com histórico de qualidade. Vale reforçar ainda que alguns países participarão da WSA contemplando diferentes regiões produtoras, como é o caso do Chile, por exemplo, que vai participar da feira com rótulos de pelos menos quatro regiões: Maipo, Ñuble, O’Higgins e Maul.
A WSA também será palco de terroirs emblemáticos dentro do universo do vinho. É o caso de Bordeaux, da França: rótulos do chamado “terroir da excelência” estarão na feira. A emblemática uva Torrontés, da Argentina, é outro ícone do mundo vitivinícola que estará representado na WSA.
Chandon estreia na feira no ano em que comemora seu cinquentenário
Estreia na lista de expositores marcas como a Chandon, primeira vinícola dedicada exclusivamente à elaboração de espumantes, que celebra 50 anos no Brasil em 2023. Além de apresentar novidades ao mercado, a Chandon se prepara para a reabertura aos visitantes em sua adega em Garibaldi, que passa a ser chamada de Casa Chandon Garibaldi, como uma estratégia de se aproximar cada vez mais dos seus consumidores e da comunidade.
Novas opções de enoturismo na Serra Gaúcha serão conhecidas na WSA
Ao participar da WSA, os compradores terão a oportunidade de visitar in loco muitas das vinícolas expositoras, ampliando assim as chances de realizar negócios e conhecer mais sobre cada marca. O enoturismo da Serra Gaúcha também ganhará reforço durante a feira, já que muitas vinícolas aproveitam a presença de compradores do mundo todo na região para inaugurar seus atrativos turísticos.
Esse é o caso da Amitié, vinícola que se prepara para inaugurar oficialmente a estrutura da vinícola durante a WSA, aproveitando o período da feira para apresentar ao público o espaço que está sendo construído há mais de dois anos no Vale dos Vinhedos.
A Vinícola Arteviva, que abriu recentemente as portas de um varejo exclusivo no roteiro Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves, é outra novidade na área de enoturismo. A loja física proporciona experiências sensoriais que elevam a sensibilidade dos apreciadores de vinhos e espumantes.
A Cooperativa Garibaldi também apresenta ao público seu Wine bar, que passa a diversificar as atrações do espaço. O novo ambiente nasce como ponto de confraternização, idealizado para ser uma opção tanto para o happy hour quanto para um jantar mais informal, tendo, obviamente, a enogastronomia como chamariz da proposta.
WSA será palco para o lançamento oficial da Denominação de Origem (DO) Altos de Pinto Bandeira
Os primeiros rótulos de espumantes que levam o selo da Denominação de Origem (DO) Altos de Pinto Bandeira, conquista obtida em novembro de 2022, já começam a chegar ao mercado e por isso a segunda DO do Brasil para produtos vinícolas que certifica a elaboração de espumantes de excelência será lançada oficialmente durante a feira.
As vinícolas da Asprovinho farão parte de um espaço temático na Wine South America, que promete apresentar com excelência os rótulos certificados pela DO. De acordo com o presidente da entidade, Daniel Geisse, a ideia é que os visitantes possam ter acesso a aulas de degustação guiadas e sintam, de perto, a satisfação que as vinícolas têm em portar um selo tão único e difícil de ser obtido. Para participar das aulas, os interessados deverão se inscrever no próprio estande.
Inovação no setor vitivinícola será destaque na feira
A Wine South America será cenário também da segunda edição do Hacka Vitis com foco exclusivo no setor de vinhos. O projeto é voltado à inovação para o setor vitivinícola e busca desenvolver soluções para os principais desafios da cadeia. Realizado em parceria com a feira, com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS-BG) e a empresa EvoluoLabs, o Hacka Vitis 2023 será uma imersão de dois dias em que times se unem para construir um novo projeto de tecnologia, realizando uma verdadeira maratona de inovação. Outro espaço que promete trazer inovação e tecnologia para o setor vitivinícola é o de Startups, organizado em parceria com o SebraeX, marca de inovação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RS. Será a primeira vez que a feira sediará um projeto neste formato: serão oito startups participando, conectadas pelo próprio Ecossistema de Inovação na Serra Gaúcha e no Rio Grande do Sul.