Agenda contempla rodadas de negócios, visitas a vinícolas e masterclass sobre produção vitivinícola brasileira
O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) trarão 13 compradores internacionais de vinhos, espumantes e sucos de uva para rodadas de negócios pré-agendadas com vinícolas brasileiras na Wine South America, em Bento Gonçalves. Serão dois profissionais da Colômbia, dois dos Estados Unidos, dois da Rússia, dois da Europa, dois da China e outros três de Singapura, Japão e Coreia do Sul. Pela primeira vez, o projeto trará compradores internacionais interessados exclusivamente no suco de uva brasileiro, produto que conquista cada vez mais apreciadores no Exterior. A quarta edição da feira ocorre de 12 a 14 de setembro.
“Essas rodadas internacionais, as quais também chamamos de Projeto Comprador, são uma das ações setoriais que mais trazem resultados em exportações para as vinícolas, pois viabilizam negócios internacionais. Para se ter ideia, em 2022, esse mesmo projeto gerou uma perspectiva de negócios de USD 205 mil, já durante a feira, e perspectivas de USD 711 mil em negócios internacionais para os 12 meses seguintes”, salienta o gerente de Promoção para Mercado Internacional do Consevitis-RS, Rafael Romagna. Em 2022, a ação promocional contou com a participação de 19 vinícolas. A meta para esta edição é chegar a 30 empresas.
As reuniões com as vinícolas brasileiras serão realizadas em espaço exclusivo durante os três dias da Wine South America. Além das rodadas de negócios, os compradores cumprirão agenda de visitas técnicas em vinícolas e participarão de uma masterclass sobre a produção vitivinícola do Brasil. “O projeto facilita o fechamento de negócios, e a presença de compradores internacionais na feira ajuda a fomentar o enoturismo do país, potencializando a consolidação do Brasil como um mercado de vinhos importante no cenário mundial”,acredita Marcos Milanez Milaneze, diretor da WSA.
De janeiro a maio de 2023, as vinícolas brasileiras exportaram USD FOB 6.772.211,00, o que representa um crescimento de 6,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os principais destinos foram Uruguai, Estados Unidos, Paraguai e China. Já em 2022, o setor bateu recorde em relação a ações promocionais executadas pelo projeto e, consequentemente, a valor exportado. Foram comercializados USD 13,6 milhões, um incremento de 10,5% em relação a 2021.
“É uma oportunidade única de alavancar negócios em termos de exportação”
Vinícolas que participaram do Projeto Comprador em anos anteriores já confirmaram presença na nova edição da iniciativa, que ocorre durante a Wine South America. Um exemplo disso é a Vinícola Góes, de São Paulo/SP.
“Participamos do projeto em anos anteriores e tivemos experiências muito enriquecedoras não apenas pelos contatos que foram abertos, mas também pelos negócios que foram fechados. Para nós, que somos uma vinícola pequena, é uma oportunidade única de alavancar negócios em termos de exportação. Ter acesso a esses mercados e compradores no nosso dia a dia seria muito difícil, então o projeto é fundamental para fomentar negócios internacionais que são tão importantes para o desenvolvimento da viticultura nacional”, destaca Luciano Lopreto, diretor comercial e de marketing da vinícola.
As rodadas internacionais contarão com vinícolas de todos o país e de todos os portes. Além de vinhos e espumantes, as marcas também devem apresentar outros produtos do seu portfólio.
“Sempre participamos do projeto, desde a primeira edição. As experiências anteriores trouxeram bons contatos e aprendizado. Neste ano, esperamos receber visitantes de países onde ainda não temos nossos vinhos e espumantes. Além disso, vamos oferecer nossos sucos de uva, que ainda é o produto mais exportado pela Aurora. Na WSA, a Aurora vai apresentar lançamentos em vinhos, espumantes e derivados, então mesmo para o visitante que estará repetindo a visita, haverá novidades”, antecipa Giorgia Forest, supervisora de Exportação da Cooperativa Vinícola Aurora.
A Wine South America tem o patrocínio da Prefeitura de Bento Gonçalves e o apoio do Consevitis-RS e da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação.
Serviço
Vinícolas interessadas em participar das reuniões com os compradores internacionais podem inscrever-se até o dia 25 de agosto por meio do Departamento de Promoção Internacional do Consevitis-RS, pelo e-mail gerenciame@consevitis-rs.com.br ou no WhatsApp (54) 99123.3206.
Sobre o Consevitis-RS
O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) atua no apoio, difusão e financiamento de demandas relacionadas à produção de uvas, vinhos, sucos de uva e demais produtos derivados no âmbito agrícola, produtivo, técnico, promocional, cultural, ambiental, jurídico e institucional. O instituto também está envolvido em programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando ao constante desenvolvimento e aprimoramento do setor vitivinícola.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Sobre a Wine South America
Com data marcada para 12 a 14 de setembro de 2023, a Wine South America é realizada na Serra Gaúcha, maior região produtora de vinhos e espumantes do Brasil.
A cidade de Bento Gonçalves, sede do evento, é conhecida como a capital brasileira da uva e do vinho e contempla a importante denominação de origem (DO) Vale dos Vinhedos. Recentemente, o município de Pinto Bandeira, que fica a poucos quilômetros de Bento Gonçalves, recebeu a certificação de Denominação de Origem de Espumantes, tornando-se a primeira DO de espumantes do Novo Mundo.
A WSA reunirá em único ambiente empresas nacionais e internacionais, e oferece um amplo espaço para a realização de grandes negócios dentro de toda a cadeia vitivinícola. Importadores, distribuidores, atacadistas, varejistas e profissionais do vinho visitam o evento em busca de novidades. A Wine South America é ideal para estreitar relacionamentos e ver de perto a maior concentração de vinhos da América.
Consevitis-RS | Assessoria de Imprensa
Diego Adami | Sublinha! Comunicação
diegoadami@sublinha.com.br | (54) 98111-6007
Wine South America | Assessoria de Imprensa
Ana Demoliner | Raquel Fronza | Apura Conteúdo
anamdemoliner@gmail.com | (54) 99904.7520
raquel.fronza@gmail.com | (54) 98125.2898