Realizada nos dias 12 e 13 de maio, a 2ª edição do Wine Connection reuniu 30 compradores nacionais e 35 vinícolas, totalizando mais de 250 reuniões. O evento é uma iniciativa da Wine South America, que é a maior e principal feira profissional de vinhos da América Latina, em parceria com o SEBRAE RS.
O Wine Connection permitiu que compradores das principais redes importadoras, distribuidoras, atacadistas, varejistas e profissionais do vinho se conectassem virtualmente com os principais produtores de vinhos do Brasil. Ao todo, foram mais de 250 reuniões realizadas nos dois dias de evento. “Com o aumento do consumo de vinho durante a pandemia e com crescimento das vendas de vinhos brasileiros, muitos compradores estão abertos para conhecer novos rótulos para incluir e incrementar o seu portfólio. Diante esse cenário, a realização das rodadas de negócios, mesmo no formato digital, mas possibilitando a experiência da degustação dos vinhos, espumantes e suco de uva de forma real, foram extremamente positivas, atendendo às expectativas tanto de compradores como das vinícolas participantes, possibilitando conexões e a geração de negócios”, explica Angélica Brandalise, analista de articulação de projetos do Sebrae/RS.
O diretor e enólogo da Vinícola Maximo Boschi, Renato Antônio Savaris, foi um dos participantes do evento. “Nesse ano tivemos agenda com um pessoal muito interessado em negócios, pessoas/empresas que estão enxergando para frente, com o propósito de parceria de longo prazo. Inclusive, alguns desses clientes, vendo a presença da Maximo no evento, associaram a marca com provas anteriores e com a procura nas suas lojas/estabelecimentos”, relata. O gestor comercial da Vinícola Peruzzo, Marcos Flávio Severo Pinto, reforça a avaliação positiva do encontro. “Foi de grande valia, gostei muito da organização. Conseguimos em tempo recorde fazer uma boa negociação. Iniciativas nesse formato são bem promissoras”.
Para os compradores, o evento também proporcionou oportunidades de negociação. “Achei o evento organizado, conseguimos fazer contato fácil com empresas que estavam em nosso radar para fazer negócios. Mesmo sendo à distância, todas as informações estavam disponíveis para que a conversa pudesse ser técnica e comercial ao mesmo tempo. Conversamos com oito empresas e conseguimos fechar negócio com duas delas no mesmo dia. Devemos fechar negócio com pelo menos mais três nos próximos dias”, relata Marcelo Rebouças Rodrigues, proprietário da Cave Nacional.
Para que os compradores pudessem realizar as negociações visualizando os produtos das vinícolas, o Wine Connection contou com o apoio da Smurfit Kappa, que desenvolveu uma solução exclusiva que protege seis vinhos e uma taça exclusiva do evento. “O resultado foi uma embalagem customizada com a identidade do evento, com alto padrão de impressão e com acessórios internos que protegem as garrafas e a taça, feito 100% com papelão ondulado. Com isso, conseguimos cumprir a missão de transportar os vinhos com segurança e causar uma experiência de unboxing aos participantes. Outro objetivo do evento é fortalecer a promoção do vinho brasileiro por meio do envio de kits personalizados para os principais influenciadores digitais do setor”, destaca Luciana Souto, diretora de marketing e comunicações da Smurfit Kappa
O Wine Connection foi realizado pelo Sebrae/RS juntamente com a Wine South America. O evento teve apoio da UVIBRA/Consevitis-RS,ABS/RS, Smurfit Kappa e Evino. O patrocínio foi do BRDE e SICREDI.