A segunda noite do Wine Summit, evento digital realizado nas noites de 12 e 13 de maio, trouxe um dos pontos altos da programação: uma degustação guiada por grandes personalidades do setor vitivinícola do Brasil. Durante quase duas horas, a Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS/RS) conduziu a apresentação e degustação dos principais rótulos das Indicações Geográficas de Vinhos do Brasil, que são Campanha Gaúcha, Altos Montes, Farroupilha, Pinto Bandeira, Vales da Uva Goethe e Vale dos Vinhedos (D.O).
Uma das participantes da programação foi a sommelière argentina Cecilia Aldaz. Dos restaurantes Pipo e Oro, ambos no Rio de Janeiro, a apresentadora do programa Um Brinde ao Vinho se juntou a especialistas para comentar os rótulos, que foram enviados para diversos Estados por meio do site da Evino. Os 300 kits estavam disponíveis para comercialização através da Evino, possibilitando que centenas de pessoas degustassem os exemplares na companhia de Cecilia e de outras personalidades do mundo dos vinhos (veja abaixo quem foram os outros comentaristas).
Na noite da quinta-feira (13 de maio), Cecilia foi a responsável por degustar e comentar o rótulo Cepas Chardonnay, da Vinícola Campos de Cima, da safra de 2020. “Chardonnay é a rainha das uvas brancas, e uma variedade que consegue levar muito o sotaque que ela tem, de cada lugar. A Chardonnay do Nordeste é muito diferente da Campanha Gaúcha, por exemplo”, explicou a sommelière.
Cecilia contou que teve a oportunidade de visitar as vinícolas da Campanha Gaúcha na safra de 2020. “A Campanha Gaúcha se traduz em coxilhas, terrenos enormes. Se você conseguir visitar alguma vez a região, você vai sentir muito no vinho o cheiro da Campanha Gaúcha”, elogia.
A Wine South America conversou com Cecilia e traz abaixo a resposta dela para questões ligadas à valorização e reconhecimento do vinho brasileiro.