A Feira Internacional de Vinhos e Destilados – Wine to Asia, que ocorreu nos dias 20 e 21 de novembro, contabiliza mais de 200 produtores e importadores e mais de 3.000 visitantes, incluindo compradores, associações e imprensa de toda a China, em 2 dias de evento. Começam agora os preparativos para a próxima edição da Wine to Asia, marcada para 8 a 10 de junho de 2021, em Shenzhen.
A Wine to Asia é a única feira internacional e profissional de vinhos e destilados na área da Greater Bay. O evento atraiu visitantes, além de Xangai, também de Pequim, Fujian, Zhejiang, Guangxi, Jiangsu, Sichuan, Hunan, Shandong e Hubei.
A Wine to Asia é realizada pelo grupo Veronafiere na China e é a “feira irmã” da Wine South America do Brasil.
Análise do mercado de vinho da China
A missão da Wine to Asia é monitorar as realidades e tendências do mercado para apresentar a melhor plataforma para expositores globais e visitantes profissionais se encontrarem e fazerem negócios.
“Uma feira deve representar o mercado atual e as novas tendências”, afirma Simone Incontro, gerente de marca da Wine to Asia, que apresentou dois fóruns do setor, 12 masterclasses e destaques como a Living Wine Area, que despertou um interesse crescente em vinho natural. Estiveram presentes também delegações da DOCa Rioja, Wines of Chile, a Agência de Comércio Italiana e o Condado de Huailai.
Área Living Wine: Vinhos Naturais
Com um ano de preparação, a área Living Wine apresentou vinhos naturais, liderados pela ZIRAN, a principal associação de vinhos naturais da China, e muitos importadores. Foram quase 100 vinhos de mais de 30 vinícolas, incluindo França, Itália, Espanha, Áustria, Alemanha, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e China.
DOCa Rioja, uma das principais regiões vinícolas do mundo, estava presente em um pavilhão que representava mais de 40 produtores. “Rioja representa 40% do valor total de exportação de vinho da Espanha”, disse Jose Chicot, diretor da agência de comunicação DOCa Rioja da China. “Em nossos oito anos de promoção na China, sempre enfatizamos a boa imagem da Rioja, por isso escolhemos Wine to Asia, uma boa feira com uma perspectiva internacional.” Chicot disse que o sul da China precisava de uma feira comercial como a Wine to Asia.
A delegação chilena, com 11 vinícolas do Wines of Chile, apresentou a qualidade dos seus espumantes. “A Wines of Chile levou um estande chamado Espumante Chile, com o objetivo de apresentar e promover o espumante chileno no mercado chinês através da Wine to Asia”, disse Nicolai Samsing, diretor da Wine of Chile na Asia. Samsing disse que obteve um retorno satisfatório das vinícolas participantes.
Enquanto isso, com o apoio da Agência de Comércio Italiana, 76 vinícolas e associações italianas estiveram representadas em um pavilhão com oito expositores italianos que participaram de forma independente. “Nos últimos anos, as exportações de vinho da Itália para a China continuaram crescendo, mas ainda há um enorme potencial para explorar no mercado chinês.” disse Cecilia Costantino, do Escritório da Comissão de Comércio Italiana em Guangzhou. Ela prometeu apoiar a Wine to Asia em 2021.
Com foco nos vinhos finos chineses e rótulos locais cada vez mais vistos nos portfólios dos distribuidores, a feira teve uma área dedicada a China com vinícolas líderes de regiões como Huailai, Penglai e Shanxi.
Richard Li, CEO das vinícolas Canaan e Domaine Franco-Chinois em Huailai, disse estar muito satisfeito com o entusiasmo dos visitantes e o nível de conhecimento sobre o vinho na feira. Li expressou confiança no mercado e disse que espera continuar o trabalho com a Wine to Asia.
Fóruns, Masterclasses, Grand Tastings
A Wine to Asia contou com masterclasses e grandes degustações durante o show de dois dias, com sessões lideradas por Wines of Chile, DOCa Rioja, Consorzio Franciacorta, Wines of Germany, Orange Wine Festival da Eslovênia, Associazione Italiana Sommelier Guangzhou Club e Dia Mundial de Marselan. Doze profissionais altamente qualificados apresentaram as masterclasses.
A Wine to Asia fechou uma parceria com o WINWSA 2020, Prêmio Women in Wine & Spirits, que inclui uma bolsa de estudos para uma educadora de vinhos. A WINWA organizou dois fóruns, um sobre responsabilidade social corporativa e outro sobre tendências de consumo e percepções de mercado. “Estamos muito satisfeitos que a Wine to Asia tenha sido realizada conforme programado e gratos pela excelente plataforma de comunicação que fornece para a indústria”, disse Michelle Liu, fundadora da WINWSA. “A epidemia de 2020 é um desafio para a indústria do álcool. No futuro, a ascensão do vinho chinês será um tema quente e o mercado será mais segmentado e diversificado”.
Wine to Asia 2021
A Wine to Asia 2021 será realizada de 8 a 10 de junho no Shenzhen World Convention & Exhibition Center simultaneamente com a Marca China International Private Label Fair, pela Bologna Exhibition (Xangai). Para mais informações visite www.wine2asia.net.