Um dos principais mitos dos profissionais que trabalham no ramo de alimentação fora do lar e em lojas físicas de vinho é ver o delivery de vinhos como uma forma rentável e de ampliação do número de clientes para seu negócio.
Hoje em dia, comerciantes de vinhos, varejistas e produtores de norte a sul do Brasil estão adaptando seus modelos de negócios para oferecer entrega aos clientes, principalmente neste momento de bloqueios e restrições de movimento provocadas pela pandamia Covid-19.
Enquanto muitos já ofereciam um serviço de entrega e estão simplesmente melhorando o processo, oferecendo entrega gratuita a clientes locais ou reduzindo os valores das taxas de entrega, alguns estão entrando na onda da entrega pela primeira vez e outros estão criando maneiras criativas de atender seus clientes durante estes tempos únicos.
Segundo levantamentos realizados no e-commerce brasileiro, os consumidores fiéis a categoria de vinhos estão comprando um número maior de garrafas durante este confinamento doméstico, e aqueles que não são adeptos a tecnologia estão começando a ver a compra on-line como uma opção para abastecer suas adegas neste período.
No segmento de bares e restaurantes o movimento não foi diferente, muito dos restaurantes que não atuavam neste modelo de negócio, entraram de vez no delivery e, visando melhorar a rentabilidade e acréscimo de faturamento nestas épocas de “vacas magras”, a oferta de vinho pode ser um boa alternativa de fidelização e acréscimo de receita para os estabelecimentos de alimentação fora do lar.
Bons exemplos do semento de bares e restaurantes vem do mercado americano. O restaurante La Compagnie des Vins oursaturels, em Nova York, está oferecendo sua lista completa de vinhos com 25% de desconto e contando com a equipe do restaurante para cuidar das entregas nas áreas de Manhattan, Brooklyn e Queens. A empresa planeja criar uma série de vídeos no YouTube, que oferecerá degustações virtuais de vinhos.
Na costa oeste de São Francisco, o restaurante Morris oferece aos clientes um serviço de “retirada na calçada” para qualquer vinho de sua longa lista e, além disso, configurou um serviço de consulta por e-mail e WhatsApp.
Já no Brasil o bar paulista Sede 261, das sommelières Cassia Campos e Daniela Bravin, também não tem deixado a clientela desprovida da bebida de Baco. Desde o início da suspenção dos atendimentos, a dupla tem levado até a casa dos interessados uma seleção de vinhos com até três rótulos, acompanhados das fichas técnicas de cada um. A seleção atual custa R$ 390 e inclui um exemplar francês e dois portugueses. As encomendas são feitas por telefone ou WhatsApp. Também, na principal região produtora de vinhos do Brasil, as demandas do delivery harmonizado está funcionando muito bem. O Restaurante Pizza Entre Vinhos, localizado no Vale dos Vinhedos, está fazendo tele entrega de suas famosas pizzas na pedra e ofertando 20% de desconto em sua vasta lista de produtores locais. Além do desconto, a cada pedido acompanhado de garrafa de vinho, o estabelecimento doará 10% do total do pedido para hospitais locais para prevenção do COVID-19.
Certamente nestes momentos difíceis, toda receita adicional vem a calhar e ainda acompanhada de uma bebida que irá valorizar a gastronomia do seu estabelecimento e principalmente alavancar a sua receita e lucratividade.
Fonte: @EducaVinhos